sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A importância de um bom ambiente de trabalho

O post de hoje é muito especial para nós pois vai inaugurar nosso espaço corporativo!
Aqui queremos compartilhar com vocês um pouco sobre um espaço tão importante quanto a nossa casa: o nosso espaço de trabalho. Considerando que um horário comercial começa as 08h00 e termina as 18h00 veja que das 24 horas que temos no dia 10 delas estamos na empresa. Das 14 horas que nos restam, com sorte, dormimos 8 horas. As outras 6 horas gastamos em trânsito e na rotina diária. Ou seja, quando efetivamente estamos ativos e acordados, estamos trabalhando.

Com isso acho que nem precisamos dizer o quanto é importante ter um bom ambiente de trabalho. Sendo assim, você já parou para pensar em como é seu ambiente de trabalho e o quanto ele tem influenciado a sua vida?

O bom ambiente de trabalho é fruto de uma equipe feliz e motivada e para chegar lá o bom relacionamento entre os companheiros é fundamental. Mas, além dele, temos um fator que pode influenciar diretamente no humor da equipe: o ambiente físico.

Um ambiente descuidado, com equipamentos ultrapassados, mobiliário antigo e desconfortável acaba com o humor de qualquer pessoa. E não é pra menos: quem aguenta passar de 8 a 10 horas em um ambiente desorganizado, onde falta espaço para organizar os materiais necessários, que é escuro ou claro demais, barulhento e outras coisas ruins que muitos devem conhecer.

Não é a toa que empresas gigantes no mercado mantenham índices de crescimento positivos: investir no conforto, segurança e bem estar da empresa aumenta a produtividade e motivação da equipe. Um funcionário bem tratado se sente parte da empresa e se sente realizado e feliz por trabalhar naquele local. E não se engane, achando que apenas as grandes empresas podem fazer isso. Eles chegaram lá porque desde o início tiveram essa atitude e não o contrário. Com esse pensamento eles constituiram uma equipe fiel e comprometida com os resultados e o retorno do investimento foi o crescimento. Claro que, outros fatores devem ser levados em consideração mas não há dúvidas de que o bom ambiente de trabalho é um aspecto foi fundamental para o sucesso dessas empresas.

Além do aumento da produtividade, muito importante para manter a competitividade no mercado, itens como segurança e saúde são fundamentais.

Por isso, te desafio a reavaliar o seu local de trabalho. Será que seus funcionários ou sua equipe se sente feliz em trabalhar na sua empresa? Você sente que eles "jogam"no mesmo time que você e sentem parte da empresa? Você acha que, se melhorasse os equipamentos, mobiliário, seus funcinários produziriam mais e se sentiriam mais motivados?

Pense nisso.
Até a próxima!


Um comentário:

  1. Muito bom seu Artigo, vai ser a base para a elaboração do meu trabalho acadêmico.

    ResponderExcluir