quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Clima agradável motiva mais que salário

Ganhar um bom salário, ter um plano de carreira e benefícios pesam muito na hora de escolher um novo trabalho. Mas não são apenas esses fatores que influenciam o funcionário na avaliação do cargo. Uma pesquisa realizada pela consultoria Trabalhando.com mostra que o ambiente corporativo é um dos pontos fundamentais para a motivação dos trabalhadores brasileiros.

Segundo o estudo, mais da metade dos entrevistados (52%) afirmam que a boa convivência com os colegas e gestores é o fator que mais estimula o comportamento profissional e pessoal e, por conseqüência, traz melhores resultados. Outros 22% responderam que se sentem motivados quando há oportunidades de promoção e 14% quando há a possibilidade de aumento salarial.

“Esses resultados comprovam o que já sabíamos intuitivamente: quanto melhor o clima, mais produtivas são as pessoas e todos ganham com isso”, afirma Renato Grinberg, presidente da Trabalhando.com Brasil. Pesquisas anteriores haviam mostrado que profissionais que julgam trabalhar em ambientes mais agradáveis apresentam menos condutas de risco à saúde como tabagismo, obesidade, sedentarismo e abuso de álcool. “Está comprovado que ter bom relacionamento na vida pessoal ou no trabalho só traz benefícios tanto ao desenvolvimento profissional quanto à saúde”, diz.

E para saber se você trabalha em uma empresa com um ambiente positivo, Grinberg tem algumas dicas: “Observe se as pessoas que trabalham com você se dão bem em equipe; se elas trazem idéias, se estão envolvidas em todos os processos e se respeitam e admiram seus gestores”. Segundo o executivo, não há receita pronta para motivar uma equipe, mas o segredo está em entender as personalidades, necessidades e expectativas das pessoas e, a partir dessa análise, desenvolver um plano de ação.

Fonte: Trabalhando.com em Abílio Diniz para o UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário