terça-feira, 14 de agosto de 2012

Recepção: a primeira impressão

A recepção do escritório de coworking Toolbox na Itália
tira proveito do nome para criar um espaço de entrada criativo e lúdico.
Quando o assunto é espaço corporativo a imagem da empresa é de suma importância. A imagem da sua empresa é a primeira maneira como você se comunica com seus clientes e colaboradores e essa comunicação começa e passa pela recepção.

A recepção é o cartão de visitas de toda empresa. E por isso é importante cuidar para que ela esteja sempre organizada, limpa e agradável para receber bem seus clientes e colaboradores.

Uma boa recepção não é somente aquela que possui grandes recursos tecnológicos ou mobiliário super elaborado e caro mas sim aquela que comunica ao seu cliente quem você é e que atende de maneira confortável seus visitantes.

É fundamental que a recepção tenha a "cara" da empresa para não passar uma imagem errada aos seus clientes. Não adianta encher suas paredes de cor, colocar puffs na recepção se sua empresa precisa passar uma imagem séria e de solidez.

Muitas vezes, a recepção também é usada como sala de espera e, principalmente nesses casos, o conforto é essencial. Mas não pense que o conforto fica somente na esfera do mobiliário. Um bom mobiliário é essencial mas o conforto também deve ser visual, acústico e de locomoção. Ninguém vai ter uma boa imagem da sua empresa se, ao sentar no sofá de espera ele ficar bambo e der a impressão de que vai cair!!! Mas, se o som da TV estiver alto também vai incomodar. Também será muito desconfortável se os espaços forem muito apertados e dificultar a circulação de pessoa com necessidades especiais ou idosas.

O bom atendimento também é fundamental, por isso é importante manter sua equipe preparada para atender bem aos seus visitantes. É importante que eles tenham visibilidade total das pessoas que estão entrando e saindo para conseguir ajudá-los e orientá-los no que for preciso.

Veja abaixo alguns exemplos de recepção:

A Addisons é um escritório de advocacia localizado em Sydney, Austrália.
Como todo escritório de advocacia, o importante é a imagem de solidez e seriedade.

A recepção do Concierge no shopping Villa Lobos precisa ser
extremamente confortável já que a proposta é facilitar a vida do cliente.

A recepção do Google na Suiça é a "cara" da empresa de tecnologia "descolada".
Uma das pioneiras no quesito bem-estar + trabalho = criatividade

Na recepção do Skype, na Califórnia, o que mais chama a atenção é o painel
da TV que mostra claramente que o importante é se conectar.

Não importa o seu segmento ou o tamanho da sua recepção. O importante para esse espaço é mostrar "quem você é". Tire proveito do design de interiores corporativos para se comunicar bem com seu cliente e para fazer com que a visita dele seja encantadora.

Bons negócios!!

Imagens: Reprodução

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Lélia!! Que bom que gostou!!
      Esperamos que possa sempre participar conosco!!
      Obrigada

      Excluir